O Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total.
O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Da Vinci é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano. O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo.
Em termos gerais, os corpos humanos atendem a proporções padrão, que no entanto podem variar de acordo com as diferentes raças, o sexo, a idade e o tipo de atividade física que realizam. Apesar destas variações, se seguirmos os padrões que definem as proporções do corpo humano, poderemos representar a figura humana mais facilmente se considerarmos sua altura equivalente a oito (8) cabeças.
Depois do estudo de toda a parte teórica, foi proposto aos alunos que desenhassem em papel cenário o contorno de seus corpos e, dentro da área encontrada, desenvolvessem desenhos livres sugerindo a idéia de como se vêem fisicamente.
Abstrações, atividades lúdicas, desenhos mais livres de regras e normas: esse foi o resultado final. Alguns educadores julgam que essas atividades desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade de raciocínio, além do desenvolvimento afetivo, motor e social no crescimento integral do educando.
Trabalho realizado pelos alunos do 9º ano C - Vespertino 2011 na disciplina de Artes.
Coordenação: Profº. Fausto Verdini
Direção Escolar: Lindamara Gaigher
Desenhos em exposição desenvolvidos pelos alunos:
- Ana Carolina Marinho de Almeida
- Dayani da Silva Costa
- Ezequiel Ferrare Silva
- Gabriel Donato Roratto
- Jadiele Dias dos Santos
- Jéssica Almeida Neumann
- Luiza Barros Corrêa
- Thiago Dias dos Santos
- Yasmin Alves Jabour
0 comentários:
Postar um comentário