segunda-feira, 30 de julho de 2012

Grandes Compositores Brasileiros

A canção não é um simples som. É uma das formas mais antigas e populares da música, criada por um compositor para ser cantada por um intérprete. Por isso ela não é só melodia. Tem também muita poesia. Letra e melodia andam juntinhas na canção, respeitando a harmonia, para não sair do tom. Canção pode ser tocada na festa, no show, na rádio, no computador, no MP3. Pode ser triste, engraçada ou romântica. Se o ritmo for mais balançado, olha lá a gente dançando! Se for um pouco mais paradinho, dá uma vontade de ficar quietinho... Tem canção pra relaxar, divertir, ninar, curtir, rezar. Dá pra imaginar a vida sem canção? O mundo da canção é uma fábrica movida pelo combustível dos nossos sonhos!

Com o objetivo de apurar o senso estético e despertar um maior interesse pela boa música brasileira, promover a socialização entre os alunos e a crítica perante o cenário musical nacional, selecionamos oito grandes compositores da música brasileira para serem estudados e interpretados em sala de aula; oito grandes poetas que musicaram tão bem e de forma tão perfeita sentimentos que todos nós vivenciamos e não sabemos expressar.


Caetano Veloso, Cazuza, Chico Buarque, Djavan, Gonzaguinha, Renato Russo, Roberto Carlos e Tom Jobim. Apenas oito entre um vasto e riquíssimo panorama musical. Alguns grupos optaram pela interpretação apenas cantada, sem acompanhamento instrumental; outros ritmaram a melodia com sons executados pelas próprias mãos. Muitos exercícios em sala de aula (inclusive transformar a música escolhida em história em quadrinhos), discussões e ensaios técnicos, o resultado aparece nas fotos a seguir. Talentos descobertos, auto-estima valorizada e sucesso nas apresentações. No final ficou a certeza: a boa música brasileira precisa ser resgatada e mostrada às novas gerações.


Trabalhos realizado pelos alunos do 7º ano E – F – G - Vespertino 2011 na disciplina de Artes.

Coordenação: Prof°. Fausto Verdini
Direção Escolar: Lindamara Gaigher

 

 

 

 

 


0 comentários:

Postar um comentário